quinta-feira, 22 de abril de 2010

COMO EVITAR QUE SEU CACHORRO SEJA ENVENENADO.

Recusa de Alimento:

Algumas Regras:

- Coloque a vasilha do cão em um local alto ( existem suportes prontos em Pet Shop ).
- Sempre coloque tudo para o cão comer dentro da vasilha, pode dar até carne se quiser mais dentro da vasilha, ele nunca pode comer nada do chão.
- Nunca de nada para o cão com o braço esticado e sim junto ao corpo.
- A vasilha deve estar sempre no mesmo local.

A técnica de condicionamento:

A idéia desse treinamento é ensinar ao cão que ele NUNCA consegue pegar nada do chão, ele consegue somente na vasilha.

Coloque a guia com coleira no cão ( não use enforcador ) ele não será punido em nenhum momento ( iremos usar somente punição negativa aliado ao reforço positivo).

É necessário 2 pessoas, o dono e outra pessoa.
O dono segura o cão pela guia perto do local onde a vasilha sempre fica, de forma que a vasilha fique atrás do cão e a segunda pessoa fica na frente do cão.

O dono do cão deve estar com o mesmo petisco que a segunda pessoa irá oferecer para o cão ( nunca usem petiscos diferentes, pois o cão pode preferir um ou outro ).

Então a segunda pessoa coloca o petisco no chão, de forma que o cão não consiga alcançar. O cão irá puxar, latir, chorar, querendo a guloseima, nesse momento não falem NADA.
Após o cão passar por um estagio inicial de excitação e frustração ( talvez 30 segundos, varia de cão para cão ) o dono então coloca o petisco na vasilha do cão que está atrás. Caso o cão não perceba o petisco, você pode chamar ou bater um pouco na vasilha, então o cão recebe o reforço ( quem usa clicker pode e deve usar nesse momento ).

Depois de repetições, o cão começa a ignorar o petisco no chão pois ele entende que não consegue pegar e a vasilha sempre tem petisco.

Agora o outro passo é fazer com que o cão percorra distâncias maiores, do local que foi oferecido até a vasilha, com moderação e coerência.

Nunca batam no cão ou usem choque para treinar a recusa.

Se as regras e o processo de condicionamento forem respeitados o resultado é 100%.

Após o cão entender toda a mecânica, você começa a colocar o petisco na vasilha sem ele ver, ou seja, ´´ alguém jogou um bife na minha frente ou encontrei um no chão, tenho certeza que existe algo melhor na minha vasilha.

É preciso também, treinar o cão a se deparar com comida no chão e não conseguir pegar, não necessariamente com alguém oferecendo, para isso vocês podem usar tela de galinheiro ou coloquem em qualquer outro local que o cão não consiga pegar, mas essa situação deve ser treinada somente quando a primeira parte estiver completa.

Um comentário:

  1. LOGO, LOGO MAIS ATUALIZAÇÕES PESSOAL, FAVORITEM O BLOG E VISITEM SEMPRE PQ SEMPRE HAVERÁ DICAS INTERESSANTES PARA TODOS VCS.

    ResponderExcluir